Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

dona-redonda

dona-redonda

Desafio de Escrita dos Pássaros, 12º Tema Aqueles Pássaros não se calam


redonda

Aqueles pássaros não se calam

 

 

Algo de estranho se passava.

Mas não se apercebeu logo.

Chovia e queria era chegar depressa a casa.

Andava assim em passos largos, às vezes tortos, para contornar poças de água, ou afastar-se da berma, quando se apercebia da aproximação de mais um carro acelerado e descuidado, que na passagem projectaria água para os lados, num autêntico chuveiro, sujo e gelado.

Porque anoitecia, já passara a hora de ponta, e deixaram de passar carros, conseguiu ouvir melhor outros barulhos, menos absorventes e ruidosos

Eram sons familiares: o chilrear de pássaros.

Muitos pássaros.

Sons comuns na Primavera e Verão, mas estavam no meio do Inverno…

Procurou e localizou os sons. À sua frente, do lado direito, sobre o telhado de uma casa e nos fins de electricidade ou telefone. Eram às dezenas.

Mas não deviam ter emigrado?

Quando os viu, sentiu que também o viam.

Apeteceu-lhe dar meia-volta para não passar por eles. Lembrou-se do filme de Hitchcock. Forçou-se a continuar quando queria era dar meia volta e regressar a donde viera

Pareciam agora indiferentes à sua passagem, mas não se calavam.

Estava já perto do seu destino. Acelerou ainda mais os passos até passar a correr. Esbaforido entrou em casa e foi espreitar à janela.  

Os pássaros continuavam lá.

Se abrisse a janela, além do vento e chuva, iria ouvi-los, sem dúvida.

Foi então que como se obedecessem a ordens, qual exército disciplinado, se ergueram todos em voo. Dirigiam-se para onde estava. Pensou; o que faço? Não tenho tempo de fechar as portadas. Será que se vão projectar contra o vido? Deveria esconder-me num armário?

Em voo rasante passaram por ele.

Respirou aliviado. Deveria ser um esquadrão atrasado, mas que agora seguia para outras paragens.  Talvez se tivessem demorado mais porque se tinham perdido na conversa. Em vez de planos de viagem, teriam abraçado outros temas, como desafios de escrita, e humanos estranhos, como ele.

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.